Como pedir isenção no ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado todos os anos. Para fazer parte da avaliação nacional com diversas utilidades em sua nota é preciso se inscrever. Alguns grupos de estudantes não pagam para se inscrever como os concluintes em escola pública. 

As utilidades da nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A sua nota possui a finalidade de ser usada como vestibular para as universidades públicas de todo o Brasil. Tornando o exame ainda mais importante ele é um dos principais medidores da qualidade do ensino médio no Brasil. 

A nota  do Enem é divulgada em até 60 dias após a prova ser realizada. Ela serve para você medir seus conhecimentos e outras finalidades importantes. Uma delas é como nota do vestibular. Universidades públicas e privadas abriram mão de realizar um vestibular como principal forma de seleção quando o Enem pode fazer a mesma coisa sem tantos gastos. 

O Enem serve também para conseguir fazer parte de alguns programas sociais. Um deles são as bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos, o ProUni. As bolsas podem ser parciais ou integrais. Para se inscrever no Fies é preciso ter nota do Enem também.

Quem paga e quem não paga o Enem?

Podem realizar a prova do Enem todos os interessados entre jovens e adultos, maiores ou menores de idade. Uma vez confirmada a inscrição é só comparecer no dia da prova munido de caneta esferográfica preta e responder as questões e escrever sua redação. 

Todos podem fazer desde que pagem a taxa de inscrição. O valor sofre ajustes todos os anos mas fica em torno de R$ 80. 

Como o Ministério da Educação sabe que há interessados em fazer uma graduação sem condições financeiras para pagar, alguns grupos de alunos são isentos da taxa do Enem. São eles:

  • Concluintes do ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estudantes do ensino médio em rede particular de ensino em caráter de bolsista integral;
  • Estudantes com renda familiar de até dois salários mínimos (baixa renda);
  • Beneficiários do Bolsa Família e outros programas assistenciais do Governo Federal;
  • Desempregados (recebendo ou não o seguro desemprego).

Como pedir a isenção do Enem

A isenção enem pode ser solicitada online. O formulário fica disponível no site oficial do Ministério da Educação para o Enem durante o período pré inscrição.

Entre no site e preencha todos os dados responsáveis por informar sua situação financeira atuação. Eles serão verificados e avaliados. Se de fato comprovem com a realidade e não há como pagar a taxa do exame a isenção será aceita. Ela é informada no próprio sistema.

Logo após o período de isenção da taxa do Enem ser finalizado iniciam as inscrições de fato. São poucos dias de possibilidade para se inscrever sem prorrogação na maior parte das vezes e com a possibilidade de tentar apenas no ano que vem. A inscrição é anual e ficar ligado na data é importante.

FONTE: http://enem2018.inf.br/enem-2019/

This entry was posted in Main. Bookmark the permalink.