Entenda Como Funciona a Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda?

A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros que trabalham arduamente, mas o que nem todo mundo sabe é que as pessoas de baixa renda também podem conseguir este benefício. Infelizmente, esta informação ainda não é tão popular e ainda há muito dúvida acerca do assunto. Por isso, é importante estar ciente do seus direitos e compreender o funcionamento deles. Entenda a seguir o que é e como funciona a aposentadoria para pessoa de baixa renda.

O que é este tipo aposentadoria?

A aposentadoria para pessoas de baixa renda é um recurso promovido pela Previdência Social. Para estar dentro deste recurso, a pessoa que quer solicitar o benefício deve pagar a taxa mínima de contribuição para esta categoria.

Este valor corresponde a 5% do salário mínimo vigente. No último ano, a taxa de pagamento mínimo para a aposentadoria de baixa renda era de R$ 47,70. Mas fique atento! Esse valor pode mudar de ano para ano e pode ser que você tenha que pagar uma taxa diferente. Para garantir que não haverá dúvidas, verifique a tabela do INSS 2019  e mantenha-se informado!

Como o valor de contribuição será sempre o mínimo, fica acessível para que mais pessoas possam adquirir o benefício da aposentadoria e ter mais conforto em uma idade avançada.

Quais os requisitos para participar?

Como toda inciativa, a aposentadoria para pessoas de baixa renda também dispõe de alguns requisitos para selecionar o s beneficiados. Pode solicitar o recurso quem:

  • Não possuir uma renda própria;
  • Não receber nenhuma remuneração por prestação de serviço;
  • Possuir uma renda familiar de até dois salários mínimos, sem contar com programas de transferência de renda/
  • Estar inscrito no Cadúnico;
  • Estar com todos os dados devidamente atualizados no Cadúnico.

Como funciona a solicitação?

Se você estiver de acordo com os requisitos da aposentadoria de baixa renda, você deverá se dirigir a uma unidade da Previdência Social mais próxima, portando a sua documentação e o seu número do NIS. Esta numeração é gerada quando você realiza o seu cadastro no CRAS.

Depois é só gerar uma guia de recolhimento do INSS no site do mesmo e passar a realizar o pagamento mensalmente. Desta forma, você passará a ser um contribuinte do INSS e terá direito ao benefício da aposentadoria.

Caso tenha alguma dúvida, se informe via atendimento por telefone ou no site do INSS. A aposentadoria de baixa renda é um recurso que pode proporcionar mais conforto para você futuramente. Informe-se quanto à sua situação e inscreva-se já!

This entry was posted in Main. Bookmark the permalink.