Não paguei o IPVA, o que fazer?

O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos) é um imposto previsto por lei, cobrado anualmente de proprietários de veículos. É preciso estar com o IPVA em dias para que o licenciamento do seu automóvel seja realizado e você possa circular em situação regular. Se você, por acaso, passou do prazo de validade ou não pôde pagar o valor do imposto requerido, saiba o que fazer a seguir.

O IPVA é um dos impostos obrigatórios para quem possui um automóvel. Metade do valor arrecadado é revertido em manutenções de trânsito. A cobrança do IPVA ocorre em janeiro. No começo do ano é normal ter muitas dividas a serem pagas, então pode acontecer de você atrasar o pagamento do imposto.

Mesmo com o valor podendo ser parcelado, acaba surpreendendo financeiramente muitos brasileiros. Para pagar a divida atrasada você deverá:

Acessar o site do DETRAN

Na plataforma digital, você irá preencher os campos com as informações do seu veículo e assim, terá acesso as pendências em questão, e não só o IPVA.

GRD

No site, você irá gerar uma nova GRD (Guia para Regularização de Débitos) que estará atualizada e corrigida de acordo com os juros do atraso. As porcentagens de juros podem ser calculadas anteriormente, ela é equivalente a 0,33% por dia, mas no geral pode vir a variar de região para região.

Modo de Pagamento

Em seguida, você irá escolher o modo de pagamento viável para o seu bolso. A quitação do débito pode ocorrer de duas maneiras: pagamento integral ou parcelado, estando a segunda opção disponível a correção por conta de juros. Se você escolher parcelar, saiba que será necessário negociar a dívida comparecendo a Secretária da Fazenda da sua região.

Efetuar o Pagamento

Para efetuar o pagamento você pode ir até uma casa lotérica, agência bancária ou Secretária da Fazenda. Lembrando que no caso do pagamento parcelado, você precisará ir até a Secretária da Fazenda e você deverá estar com o documento do veículo em mãos. No caso de conseguir negociação, fique atento as datas de vencimento para não acabar atrasando as parcelas do boleto também.

De qualquer forma, é melhor estar preparado para o valor desse imposto. Não deixa para última hora e confira datas e valores de acordo com o seu modelo de carro. Confira o IPVA 2019 MG para não correr o risco de atrasar seu pagamento, pagar juros desnecessários ou ficar em situação irregular com o DETRAN.

This entry was posted in Main. Bookmark the permalink.