Qual nota preciso tirar no ENEM para conseguir o curso de medicina?

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e padronizou o ingresso no nível superior de ensino, tanto para a rede pública, como para a rede privada. Todas as vagas ofertadas pelo exame são bastante concorridas, mas existem alguns cursos que demandam uma pontuação superior a média. É o caso do curso de Medicina, que tem as vagas concorridas em todas modalidades. Afinal, qual a nota que você precisa tirar no Enem para conseguir entrar no curso? Leia o texto a seguir e descobrir:

Como funciona o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das avaliações mais importante que acontecem no país. A realização do exame é fundamental para o ingresso no nível superior.

Através do Enem, os participantes podem ter acesso à diversas oportunidades, entretanto, os programas oficias para se inscrever nas vagas disponíveis são o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Prouni é responsável pela distribuição de vagas das várias universidades da rede particular, enquanto o Sisu é responsável pela distribuição das universidades da rede pública.

O que é a nota de corte?

Para garantir o seu ingresso em um curso através dos programas do Enem, é necessário que a sua média supere a nota de corte da formação. Esta nota e calculada a partir da quantidade de vagas oferecidas e a pontuação dos estudantes que se inscreverem.

As maiores notas asseguram o ingresso na universidade, e a menor delas a preencher a vaga, representa o ponto de corte do curso. As médias são diferentes de uma instituição de ensino para outra, assim como de um curso para outro.

nota de corte SISU  e do Prouni irá dispor de pontuações diferentes também para as modalidades, podendo ser de ampla concorrência, cotas raciais e de baixa renda.

Qual a nota de corte para o curso de Medicina?

Como mencionado, o curso de Medicina é um dos mais concorridos, tanto pelo Sisu como pelo Prouni. E para garantir a sua vaga na universidade, é preciso que a sua nota no Enem seja superior a nota de corte.

Todo ano, novas notas são geradas e para saber quanto você tem que tirar no Enem para ingressar em Medicina, é preciso conferir o SISU resultado assim como para o Prouni. Veja a seguir a média para o curso:

Público

Universidade Federal do Amapá – 779.0

Universidade Federal de Sergipe – 780.0

Universidade de Pernambuco – 779.0

Privado

Universidade Presbiteriana Mackenzie – 754.77

Pontifícia Universidade Católica Do Campus Londrina – 782.84

Pontifícia Universidade Católica Do PUCPR – Campus Curitiba – 701.32

This entry was posted in Main. Bookmark the permalink.